domingo, 22 de fevereiro de 2009

Classificados - Who is Hélder Guimarães



Os Classificados dos jornais, são um mundo à parte, um OVNI, se quiserem, no universo jornalístico. Desde os elitistas, (Expresso, Sol, Público) aos mais abrangentes (CM...basicamente ,suponho...já viram o tamanho daquilo!!?)

Para o Zé Povinho, temos o "fantástico" Correio da Manhã (CM), uma espécie de "Crime", "24 Horas" "Caras" e mais uns restos de populismo. Antes de o ler, convém limpar o sangue. Exemplo perfeito de como NÃO se fazer um jornal. Noticias em formato telex, fotos más, ilustrações feitas por, o que aparenta ser, um puto de 18 anos com acne e infografias que nem ouso comentar. Só falta mesmo a rapariga "descascada" da pág. 3 como no "The Sun". Aí sim, eram recorde de vendas.

Mas, voltando aos classificados, no CM, aposto que têm uma delegação exclusiva para aquilo, paginador incluído. Arranjadinho, no melhor possível, a P/B, por vezes a cores no fim-de-semana, com índice remissivo e tudo.
Não que dedique o meu tempo a vê-los, felizmente, mas, por vezes, surge algo que nos faz pensar...bastante.

Point and case...pasmem-se, no Público.
O único que compro...mas é mais ao fds e pelas palavras cruzadas e o suplemento Y.
Ora, qual não é o meu espanto ao ver os anúncios acima postados. Quem raios é o o Hélder Guimarães?

Bem, como só leio o Público ao fds não sei quanto tempo isto leva. Ao ler o de Sexta, pensei: ora aqui está uma ideia...jogar cartas via jornal; mas depois, comecei a conspirar... e ser for um código?
Agarro o jornal de Sábado e, nova mensagem. Enquanto coçava o escalpe, releio bem o anuncio e este Hélder, surge em todos.

Numa pesquisa rápida no Google, surge como mágico. Agora, que raio de magia é esta?
Telefona-se a perguntar: tenho um baralho de cartas, que carta vai sair amanhã?

Bom, entretanto, fica o mistério, a intriga e a dor de barriga.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

In Madrid

isso mesmo. Escrevo via tlm, por isso não esperem grande texto, isto tem teclas pequenas. Esta cidade tem coisas boas demais para 3 dias. Descobri lojas de discos em caves perdidas em ruelas estranhas. O bom de tudo é ser perto do hostal, como se diz por cá. Bom., ainda não descobri o enter do tlm. A cidade em si, parece sempre uma mutação, tal são as diferenças entre os períodos do dia. Bem, vou dar mais uma volta. Madrid me mata.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

O Bloqueio

Andei na chuva, matutando e fumando, uma história, de entre muitas que ainda não escrevi.
As minhas estórias, têm sempre um inicio e um fim...o meio é que é demasiado complicado.
Sou um tipo simples. Não consigo "entediar" o leitor. Quanto mais simples, melhor. O problema é que desse modo tudo se resuma ai a umas 10 pág. por conto.
Este bloqueio não é propriamente um bloqueio.
Suponho que o real, seja não conseguir ter nenhuma ideia, coisa que a mim não me acontece. Já os tive em desenho. O papel e a caneta alinhados e...nada. Branco, branco e mais branco.
Então, como definir "isto"?
Tenho na cabeça, vidro, cegos, portais , pessoas que são "saídas" deste sitio, feridas com pensamento, criaturas de pureza no centro da Terra, auto conscientes da morte, pessoas simples em edificios complicados...tenho coisas demais para mim.
Talvez dentro de uns anos, tudo faça sentido.